quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia Dos Mestres

O dia do professor começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.

A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.

Em 1951 o Deputado Estadual Paulista, Dr. Antonio Carlos de Salles Filho, no mandato 1947/51, foi o autor do Projeto de Lei que instituiu tal homenagem, em âmbito do território do Estado de São Paulo - e, mais tarde, já como Deputado Federal, no mandato 1955/59, fê-lo com espectro e abrangência nacional, passando os abnegados professores a, pelo menos isto, terem seu dia especial, 15 de outubro...."

A Congregação Emanuel parabeniza todos os mestres reconhecendo sua tão nobre função, especialmente aos nosso mestres da nossa querida EBD, se nobre é educar, é incalculável a nobreza de se ensinar a palvara de Deus, tal função eclesiastica é de tão grande nobreza e responsabilidade que Tiago recomenda em sua epistola que nem todos almejem pois hão de receber um juizo mais duro.

Por isso a Direção da Igreja e a EBD da COngregação felicita e parabeniza todos os nosso professores da maior Escola Teologica do Mundo, a EBD....

Informações enviadas por:
Antonio Luiz Barros de Salles

Nenhum comentário: