quinta-feira, 1 de abril de 2010

25 de março: A Provisão Divina:


II A PROVISÃO DIVINA: Como visto anteriormente a situação da humanidade era caótica, tendo perdido a inocência e a imagem e glória divina, separada do Deus vivo, escravizada pelo pecado, insensível espiritualmente, morta espiritualmente e condenada a morte física e eterna, que é a separação eterna de Deus.
Diante deste cenário terrível, nosso Deus não ficou de braços cruzados mas agiu com grande Provisão.
Provisão conforme o dicionário Aurélio é: “Disposições,... remediar ou suprir qualquer necessidade...”. Foi isto que Deus fez, ante as trágicas conseqüências trazidas pelo pecado do homem ele providenciou a solução para isto, providenciando assim a salvação do homem, vejamos então estas providencias divinas:

1 A graça de Deus: Graça é o favor imerecível : Do lat. Gratia, de acordo o dicionarista Aurélio, é: Favor dispensado ou recebido. Teologicamente é o dom, virtude ou favor imerecível e especial concedido por Deus aos homens, como a vida e a salvação, há basicamente dois tipos:
Rm 5.20 "... onde abundou o pecado, superabundou a graça."
a) A Graça comum: Graça de Deus manifesta a toda a humanidade, revela a misericórdia de Deus para toda a humanidade, através desta Deus concede a vida e faz brilhar o sol sobre todos. Esta não salva automaticamente, mas revela o amor e a misericórdia divina, concedendo assim ao homem a capacidade de buscar à Cristo e se salvar. Esta é ofertada a toda humanidade indiscriminadamente, por isso nenhum homem será tido por inocente, pois Deus ofertou sua graça a todos.
Mt 5.45 “... para que vos torneis filhos do vosso pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. (Sermão da Montanha)
Rm 1.20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”.
Paulo afirma que toda criação revela o criador e sua infinita e abundante graça, e por isso no dia do juízo ninguém será tomado por inocente.

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