quinta-feira, 6 de maio de 2010

5 A redenção x Escravidão 13 de maio

5 A redenção x Escravidão : Etimologicamente segundo o Dicionário Aurélio Redenção, Do lat. Redemption, Significa: “Ato ou efeito de remir ou redimir. Ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva ou perigosa”
E Remir é Do lat. Redimer, quer dizer Adquirir de novo, é
1. Adquirir de novo
2.Tirar do cativeiro, do poder alheio; resgatar:
3. Indenizar, compensar, reparar, ressarcir:
4. Libertar (uma propriedade) de um ônus, pagando a importância dela.”
No NT três termos são usados para Redenção agorozo: que literalmente é comprar no mercado de escravos; exagoros: retirar do mercado de escravos após a transação; e lutroo: comprar o escravo e dar-lhe plena liberdade.
Esta Provisão divina surge diante da necessidade da libertação do pecador do julgo do pecado, lembremos de Jo 8.34. “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” Esta é então a real situação do homem sem Deus, Escravo do pecado, vejamos isto:

a) A redenção no Antigo Testamento: No AT, quando alguém adquiria debito junto a um credor de maneira que não conseguisse pagar, este tornava-se servo do credor, e assim permanecia até que um parente pagasse o seu debito, isto é o preço pela sua redenção, que como vimos significado desta palavra.
Lv 25.48-49 “Depois que se houver vendido, haverá resgate para ele; um de seus irmãos o poderá resgatar; Ou seu tio, ou o filho de seu tio o poderá resgatar; ou um dos seus parentes, da sua família, o poderá resgatar; ou, se alcançar riqueza, se resgatará a si mesmo”.

b) A necessidade da Redenção: A escravidão do Pecado - Como dito a redenção fez-se necessária por causa da escravidão do pecado, vejamos a situação do homem que ainda não foi redimido.
Jo 8.34
2 Pe 2.19 “Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo”.
Rm 6.16 “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”

c) O Preço da Redenção do Pecador:
c.1 A exigência:
Hb 9.22 “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”.
c.2 O Preço pago
At 20.28 “... a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu sangue”.
Ef 1.7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça”,
1Pe 1.18-19 “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”,
Mt 20.28 “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”

d) Aplicação da redenção na vida do redimido.
d.1 Livres da Culpa:
Hb 9.12-14 “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”
Rm 8.1-2 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.”

d.2 liberdade do poder das trevas
Cl 1.13-14 “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;”
Cl 2.17 “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”

d.3 Libertação do pecado
Tt 2.14 “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.”
1 Pe 1.18 “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,”
Gl 5.1 “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”.

Nenhum comentário: