4 A Reconciliação x Alienação Vimos que outra drástica conseqüência do pecado na vida do homem é sua separação do seu Criador,(Is 59.2), e mas nada que o sacrifício vicário de Cristo não pudesse solucionar.
a) No Antigo testamento:
2Cr 29.23-24 “Então trouxeram os bodes para sacrifício pelo pecado, perante o rei e a congregação, e lhes impuseram as suas mãos. E os sacerdotes os mataram, e com o seu sangue fizeram expiação do pecado sobre o altar, para reconciliar a todo o Israel; porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e sacrifício pelo pecado, por todo o Israel.” Após Posse de Ezequias.
a) a reconciliação iniciada: Ainda Pecadores Cristo ofereceu o sacrifício que nos reconcilia com Deus.
Rm 5.8
Rm 5.10 “... se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu filho
2Co 5.19 “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados...”
B) A reconciliação completa: Apesar desta reconciliação ser ofertada, ela só se consolida apartir do instante em que o homem aceita o sacrifício vicário de Cristo.
2 Co 5.18 “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
1Pe 1.9 ” Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”
Cl 1.21 “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou”
Ef 2.12-19 “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 13 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, 15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 16 E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 17 E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; 18 Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;”
Nenhum comentário:
Postar um comentário