2. A Substituição x Culpa:
a) Pena pela culpa do pecado: Como já visto, o homem encontra-se destituído da Glória de Deus (Rm 3.23), pelo seu pecado, sendo também por este culpado, cabendo-lhe a sentença de Rm 6.23a e de Ez 18.4 “… A alma que pecar, essa morrerá”. Com isso o homem já estava sentenciado a morte, e agora para sua redenção havia a necessidade de derramamento de sangue:
Hb 9.22 “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”
Mas Deus desde os tempos de Adão proveu a substituição pela culpa do homem, vejamos como isto ocorreu:
a.1 Na Antiga Aliança animais eram sacrificados em substituição do pecador: Os animais morriam no lugar do homem que pelo pecado foi sentenciado a morte, assim os animais substituíam o pecador.
Gn 3.21 “E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu”. (1º Sacrifício, Deus sacrificou animais para vestir a Adão e Eva).
Ex 29.36 “Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele e o ungirás para santificá-lo”. (Ordem de Deus a Arão para o sacrifício pelo pecado).
Lv 16 – O dia da expiação, anualmente o sumo sacerdote depois de todo um ritual que se iniciava com um banho cerimonial e vestido de vestes sagradas, ofertava primeiro um animal por seu pecado e depois um animal pelo pecado do povo.
Neste sentido, os animais morriam em substituição do pecador condenado a morte pela sua iniqüidade:
Lv 17.11 “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.”
b.1 A insuficiência do homem para salvar-se
Jó 9.2 “Na verdade sei que assim é; porque, como se justificaria o homem para com Deus?”
b.1 Cristo o Cordeiro sacrificado pela culpa do pecado - Como já visto o homem não pode salvar-se, e pelo seu pecado condenado estava à morte, dessa forma Jesus veio ao mundo so forme de homem em substituição do homem decaído diante da incapacidade desse de cumprir os requisitos divinos para salvação, sendo estes todos cumpridos por Jesus.
Is 53.5 “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. (A promessa)
Ap 13:8 “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.
Hb 9.28 “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos”.
Hb 2.9 “... Jesus, por causa do sofrimento da morte...para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.”
2Co 5.21 “Aquele que não conheceu pecado, ele (Deus Pai) o fez (Cristo) pecado por nós; para que, nele fossemos feitos justiça de Deus.”
1Pe 3.18 “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelo injusto”. Este versículo ressalta a supremacia do sacrifício de Cristo em comparação ao sacrifícios dos animais no AT, agora não se precisa mais matar animais, por o Cordeiro de Deus já morreu pelo Pecador, e a sua morte é suficiente para trazer salvação ao mais indigno pecador.
Jo 3.16. “Por que Deus amou o mundo de tal maneira....”
Nenhum comentário:
Postar um comentário