3 A Ressurreição x Morte Espiritual: Vimos que Jesus morreu em substituição ao pecador condenado a morte, pagando assim a pena pelos pecados da humanidade, cumprindo com os desígnios e exigências divinas para a redenção, coisa que o homem nunca poderia fazer.
1 Co 15.3-6 “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras, que apareceu a Cefas, e depois aos doze, depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram…”
Mais o mais importante é que ele morreu em nosso lugar, todavia , não está mais morto mas ressuscitou, garantindo a todos a quantos que nele crê:
a) Nova vida espiritual: vimos que com o pecado o homem está fadado a morte espiritual que é a separação do seu criador, Rm 6.23a, Is 59.2. Mas ao morrer em nosso lugar a sua ressureição nos garantiu a nossa ressurreição espiritual, hoje vivemos uma nova vida de comunhão como nosso Deus.
Ef 2.5-6 “... e estando nós mortos em nossos delitos , nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e juntamente com ele, nos ressuscitou, e mos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”
b) Vitória sobre a morte
1 Co 15.55-56 “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”
Jo 11.25 “ eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário