domingo, 20 de novembro de 2011
A Liderança Cristã & Relações Humanas
Este estudo foi o ministrado no Culto de 16 de Novembro:
O LÍDER CRISTÃO E RELAÇÕES HUMANAS.
Deus criou o homem dotado de habilidade de relacionar-se com quase todas as espécies existentes no Planeta, mesmo aquelas que ainda não conhecemos, criando-o no sentido de ser um animal totalmente social e sociável. Surge então a questão, como os lideres do povo de Deus devem se relacionar uns com os outros, com seus liderados, com os familiares e com os não-cristãos.
Neste sentido busca-se realizar um estudo das sagradas escrituras e interagindo este com o estudo das Relações humanas, tida como uma ciência do comportamento humano, buscando responder à esta questão.
Iniciando o estudo das Relações Humanas como ciência, percebe-se que esta preocupa-se em estudar o comportamento humano e o relacionamento humano, seja ele intra ou interpessoal, e isto fazendo uso de outras ciências como a Psicologia, a Moral e demais ciências sociais.
Assim, o termo relações humanas é empregado como referencia às relações intrapessoal e interpessoal. Onde a relação intrapessoal se refere ao dialogo estabelecido consigo mesmo, como a pergunta interna, será que vou conseguir? E as relações interpessoais, são aquelas que podem ocorrer entre:
1. duas pessoas, exemplo: marido e mulher; vendedor e comprador, professor e aluno, pai e filho, líder e liderado, etc.
2. membros de um grupo: pai, mãe, filho, num lar; professor e alunos numa classe; lider e liderados, etc;
3. entre grupos em uma organização: grupos de estudos numa classe; igreja e as pessoas do mundo.
Pode se observar então que o individuo que possui mais facilidades de se relacionar com as demais pessoas ele primeiro deve ter um bom relacionamento consigo mesmo, buscando sempre vê como ela é, compreender seus sentimentos, entender seus preconceitos, ou seja, fazendo sempre uma análise individual a fim de se adestrar para que assim possa desenvolver um bom relacionamento com os demais. Pois afinal, se uma pessoa não consegue ter um bom relacionamento intrapessoal, não compreende seus sentimentos e não ama a si mesmo, como se relacionará, compreenderá e amará aos outros?
Com isso, sentimentos como timidez, desconfiança, auto–suficiência ou insuficiência atrapalha muito as relações interpessoais.
Exige-se então de um líder cristão todos estes atributos além de habilidade, compreensão e bom trato interpessoal, saber diagnosticar e logo remediar qualquer anomalia.
Já que como visto Deus nos criou pra nos relacionar, tudo o que for diferente disso está fora da normalidade. Como grupos fechados, indivíduos isolados e que não se relaciona.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário