domingo, 20 de novembro de 2011

Seminário Lider Crisão & Relações Humanas - segunda ministração 23/11

Amados irmãos segue o conteúdo pra proximo culto de Oração e Doutrina, que Deus nos auxilie nesta ministração e sobre tudo nos ajude praticar o aprendido. Segue abaixo: 
Empatia:
A compreensão aos sentimentos alheio (de outros), é um dos mais importantes aspectos nas Relações Humanas, e trata-se da aptidão de sentir o que os outros pensam e sentem, sendo esta aptidão denominada sensibilidade social ou empatia. De acordo as Sagradas Escrituras esta aptidão é inerente ao serviço cristão e todos aqueles que foram chamados das trevas para a maravilhosa luz, deve possui esta sensibilidade, e se a Bíblia exige isto de todos crentes, imagine do líder Cristão. (Romanos 12:15) - Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 

Jesus o exemplo maior de Empatia
Na Bíblia, temos diversos exemplos de lideres que eram sensíveis e compreensíveis aos sentimentos de seus liderados, e alcançaram sucesso. Jeremias e Neemias por exemplo oram a Deus incluindo-se entre os pecadores de sua nação. Pedro e João na Porta Formosa. Mas sem sombras de duvidas Jesus foi o exemplo mais sublime, quem não se lembra de Madalena, do cego de Jericó, de Zaqueu, e outros tantos que recebeu do mestre compreensão, amor e a salvação. Aos seguidores do Mestre cabe então tão somente seguir glorioso exemplo.

Conpreensão das Diferenças: 
além da empatia outro fator primordial ao Relacionamento Social, é a compreensão de que somos únicos. Com isso principalmente o líder cristão deve compreender afinco as diferenças existentes entres os seus liderados, lembrando sempre que os seres humanos são únicos e diferentes, e com isso entender que todos tem uma maneira peculiar de agir ante as circunstancias. Uns quando triste, se extravasam, choram abertamente sem esconder de ninguém. Já outros, choramingam pelos cantinhos, buscando esconder seu choro e tristeza, e outros se quer choram, mas fica com aquela angustia sufocada, geralmente pelo seu alto ego. Um grave Erro no Relacionamento é esperar e desejar que todos ajam como você agiria. Alguns Adotam até mesmo um padrão de santidade, de espiritualidade, etc... 

PRECONCEITO:
Como é grande o número de pessoas que perdem a chance de fazer grandes amigos por simplesmente por ter formado um pré-juizo de uma pessoa e assim rotulá-la pelo que ouviu falar, as vezes até mesmo por inveja ou ciúmes daquele que quer impedir que se relacionasse com aquela pessoa. Assim antes de conhecê-la forma um conceito, criando uma barreira, que impede de se relacionar com essa pessoa. Por isso não rotule ninguém, nem pelo que ouve, e nem pelo que fazem, imaginem, como se fosse contigo, o que pensam as pessoas de você antes de te conhecerem de fato? 
Veja o que pensou Saul de Davi quando solicitou para guerrear contra Golias;
(I Samuel 17:33) - Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. 
Ananias de Paulo após convertido; (Atos 9:13) ” E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém ”;

FLEXIBILIDADE
Todos os fatores citados exige do líder bastante “jogo de cintura”, ou seja flexibilidade de comportamento, sabendo como reagir a um dado comportamento de seu liderado, isto é ser flexível, pois ele não pode por exemplo responder a uma criança de 5 anos que lhe agrediu, da mesma maneira que à um adulto Vê-se que ele tem uma mesma ação, uma agressão, mas dois indivíduos totalmente distintos, com isso deve-se agir com flexibilidade, devendo sempre deixar que a empatia fale mais alto.

Nenhum comentário: