sábado, 3 de dezembro de 2011

Seminario 7 de Dezembro - Tipos de Liderança



3. " Maquiavélica - utiliza-se de intrigas, nunca reúne o grupo para trocar idéias. É mestre no "cochicho". É um permanente alimentador de fofocas. Pv 12.18: "Há alguns cujas palavras são como pontas de espada..."
Este lider traça sempre estrategias para se dar bem, encherga seus liderados como massa de manobra, como objetos pessoais para sua satisafação. 
Usa sua liderança, por interesse individual, não se importa com seus liderados pois seu fim é conseguir seus objetivos, para este fale a maxima de que "os fins justificam os meios", faz o que for precisa passa por cima de tudo e de todos para alcançar seu objetivos egoistas.
4. " Vaidosa e ambiciosa - gosta de destaque, posição, título, prestígio, evidência. Não consegue ser imparcial, pois tem tendência a favorecer os que o bajulam Pv. 29.5: "O homem que lisonjeia a seu próximo arma uma rede aos seus passos."
Egocentrico, tudo giro em torno dele, tudo converge para sua gloria pessoal. Se vai bem ele é o bom,"o cara". Se vai mal os seus liderados são Imcompetentes 




5. " Instável - muda de idéia e dá instruções diferentes ou contrárias. Não dá bom exemplo: falta à EBD, falta ao Círculo de Oração sem motivo legítimo. Ef 4.14 "... não sejamos meninos inconstantes..."
6. " Paternalista - protege tanto que encobre os erros. Não corrige, não orienta, sob o pretexto de proteger. Pv 20.18
7. " Liderança participativa - procura dirigir com cooperação, participação espontânea e boa vontade.
8. " Liderança cristã - possui autocontrole; tem empatia; procura unanimidade; dá o exemplo, demonstra atitudes de respeito humano; porta-se com discrição, anda e fala com sinceridade, age com ponderação, exercita a paciência, busca a temperança, demonstra segurança; serve a Deus com fidelidade, porta-se com humildade; fala, anda, age, comporta-se com simplicidade. Planeja as atividades com objetivos; estabelece programas, cronogramas, padrões de desempenho; delega e esclarece responsabilidades; mantém abertos os canais de comunicação; desenvolve a cooperação, estimula a participação; resolve problemas, toma decisões rápidas sem alarde, mas sem precipitação; elogia e critica na hora certa; ouve sugestões e lida com sabedoria com críticas e elogios.

Nenhum comentário: