quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SEMINARIO 30/11

OS TIPOS DE LIDERANÇA E SEUS EFEITOS NAS RELAÇÕES HUMANAS
1. " Autocrática ou ditatorial - não se importa em saber o que os outros pensam. Costumam dar ordens sem preocupar-se com as opiniões alheias. (Ez 34.4: "... dominais sobre elas com rigor e dureza."
Geralmente são pessoas fracas, de alto Ego, que tenta impor sua liderança pelo medo, usando taticas de medo, e "terrorismo psicológico", usando de Autoritarismo, sempre avocando seu cargo, assim os liderados servirão por medo e respeitaram por temor, quando estes perderem o medo ai se foi o respeito. 
                                                                                                    2. "Laissez-faire" (em francês, quer dizer: deixar fazer) - todos fazem o que bem quer. Pv.: 15.22: "Onde não há conselhos, os projetos saem vãos".
Este tipo de lider é aquele que permite que seus liderados façam tudo o que quizer, esquecendo-se que se for pra cada uma fazer o que quizesse não havia necessidade de lider. Como ocorreeu em Israel no tempo dos juizes vejam o que diz as sagradas escrituras o que acontece com o povo de Deus quando o lider é deste tipo:
(Juízes 17:6) -  Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.
Um Lider não pode agir desta maneira, deve ser flexivel como ja vimos, deve ser portanto Duro, Energico quando as atitudes exigirem e brando e suave quando for necessário, mas deve sempre estar a frente de seu povo, indicando o caminho, para que não ocorra como aconteceu em Israrel:
(Juízes 21:25) -  Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.

Nenhum comentário: